R. Cel. Luís Barroso, 455 – Santo Amaro

PÓS EAD

INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NO PENSAMENTO LATINO-AMERICANO

ÁREA DE CONHECIMENTO:

CIÊNCIAS SOCIAIS


DURAÇÃO: 6 meses – Carga Horária 240h


HORÁRIO: EAD

OBSERVAÇÃO: Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu atendem ás determinações da Resolução do CNE nº 1, de 06 de abril de 2018, do Conselho Nacional de Educação.

Os estudos com uma abordagem sobre a América Latina ainda são pouco frequentes, em especial se comparado ao interesse que se demonstra sobre os Estados Unidos e a Europa. Observa-se, desta maneira, que há um distanciamento entre o Brasil e os demais países da América Latina mantido através de uma postura de desconhecimento ou até mesmo de desprezo com relação à América de colonização espanhola. Observa-se uma escassa abordagem sobre o tema nos cursos de graduação, principalmente nos de universidades mais distantes dos principais centros culturais do país, ou quando muito, a utilização de uma bibliografia defasada.

OBJETIVO: O objetivo principal do curso é apresentar correntes contemporâneas de estudos sobre a América Latina, além de e estimular um olhar sobre o continente a partir da compreensão dos processos históricos e sociais a partir de uma bibliografia atualizada e pós-colonial.

OBJETIVOS ESPECIFICOS DO CURSO: Aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o pensamento filosófico, econômico e político da América Latina. Estudar os projetos de nação no continente latino-americanas e o processo histórico de emancipação com relação aos demais continentes. Levar aos alunos estudos sobre a questão da integração regional, as teorias de desenvolvimento econômico, tecnológico, científico e social a partir dos processos de Independência. Compreender como a América Latina se insere nos processos globais e como o continente é afetado por essas relações, em especial do ponto de vista cultural.

Comunicação, Educação e Tecnologias
A Arte na Educação Infantil e Prática
Avaliação Educacional e Prática
Coordenação do Trabalho Pedagógico e Prática
Currículo: Teoria e Prática
Didática
Didática e Prática
Educação Inclusiva
Estudos Estatísticos e Educação
Filosofia da Educação
Fundamentos Históricos, Políticos e Legais da Educação Infantil
Fundamentos Teóricos da Aprendizagem
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização e Prática
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da História e da Geografia e Prática
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa e Prática
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática e Prática
Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Artes e Prática
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Ciências e Prática
Gestão dos Espaços Educativos e Prática
História da Educação
Leitura e Produção de Texto
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
Linguagens e Literatura Infantil e Prática
Metodologia da Pesquisa Científica
O Lúdico e a Brincadeira na Educação Infantil e Prática
Planejamentos Educacional e Prática
Políticas e Organização da Educação Básica
Políticas Educacionais e Educação de Jovens e Adultos
Propostas Metodológicas na Alfabetização de Jovens e Adultos e Prática
Psicologia da Educação
Sociologia da Educação
Trabalho de Conclusão de Curso
Atividades Complementares I
Atividades Complementares II
Estágio Curricular Supervisionado -Educação Infantil
Estágio Curricular Supervisionado – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Estágio Curricular Supervisionado – Gestão Educacional

Comunicação, Educação e TecnoaProfª Drª Ana Kalassa El Banat
Profª Drª Eliana Nardelli de Camargo
Profª Me. Giselle Larizzatti Agazzi
Profª Drª Irene Silva Coelho
Prof. Me. João Vieira dos Santos Filho
Profª Esp. Maria Aparecida Marques Kuriki
Profª Me. Maria da Graça Pimentel Carril
Profª Me. Maria José Marques
Profª Esp. Maria Isabel de Abreu Saeger Malheiro
Profª Esp. Maria Luiza Miguel
Profª Drª Maria Marcia Mariani Guirardi
Profª Me. Marisa Vicente Catta Preta
Profª Drª Nanci Lancha Novo
Profª Me. Neuza Maria dos Santos Feitoza
Profª Drª Renata Barrocas
Prof. Me. Roberto Fonseca
Profª Me. Sandra Oliveira Perez Tarricone
Profª Me. Sirlei Ivo Leite Zoccal
Profª Me. Sueli Zaher Muniz Ponteslogias
A Arte na Educação Infantil e Prática
Avaliação Educacional e Prática
Coordenação do Trabalho Pedagógico e Prática
Currículo: Teoria e Prática
Didática
Didática e Prática
Educação Inclusiva
Estudos Estatísticos e Educação
Filosofia da Educação
Fundamentos Históricos, Políticos e Legais da Educação Infantil
Fundamentos Teóricos da Aprendizagem
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização e Prática
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da História e da Geografia e Prática
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa e Prática
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática e Prática
Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Artes e Prática
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Ciências e Prática
Gestão dos Espaços Educativos e Prática
História da Educação
Leitura e Produção de Texto
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
Linguagens e Literatura Infantil e Prática
Metodologia da Pesquisa Científica
O Lúdico e a Brincadeira na Educação Infantil e Prática
Planejamentos Educacional e Prática
Políticas e Organização da Educação Básica
Políticas Educacionais e Educação de Jovens e Adultos
Propostas Metodológicas na Alfabetização de Jovens e Adultos e Prática
Psicologia da Educação
Sociologia da Educação
Trabalho de Conclusão de Curso
Atividades Complementares I
Atividades Complementares II
Estágio Curricular Supervisionado -Educação Infantil
Estágio Curricular Supervisionado – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Estágio Curricular Supervisionado – Gestão Educacional

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?