Sobre o Curso
Um dos maiores desafios do sistema educacional brasileiro é garantir a alfabetização de toda a população. Profissionais da educação buscam compreender o processo de aquisição da leitura e da escrita, assim como identificar e propor as melhores práticas educacionais para a formação de escritores e leitores competentes.
Objetivos
Propor e promover a reflexão acerca dos problemas educacionais relacionados a alfabetização e o aprofundamento das propostas teóricos-metodológicas voltadas a aquisição da leitura e da escrita.
Público-alvo
O curso se destina aos profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, profissionais da educação e áreas afins, assim como em diferentes especialidades, interessados na temática do curso, atuando como facilitadores no processo de aquisição da linguagem escrita, desenvolvendo habilidades para o planejamento, organização e mediação pedagógica.
Módulos
Módulos | Créditos | Horas |
Didática do Ensino Superior | 15 | 30 |
Metodologia da Pesquisa Científica | 15 | 30 |
Formação de Professores /Ambiente Alfabetizador | 15 | 45 |
Alfabetização e Letramento | 15 | 45 |
Letramento e ensino da língua portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 15 | 45 |
Psicogênese da Língua Escrita | 15 | 45 |
Praticas para Aprender e ensinar com Textos Didáticos e Paradidáticos | 15 | 30 |
Avaliação na Alfabetização | 15 | 30 |
Fundamentos Teóricos Metodológicos da Alfabetização | 15 | 30 |
Prática Educativa da Língua Portuguesa | 15 | 30 |
150 | 360 |