Pós Presencial - Arte, Educação e Terapia

Sobre o Curso

A arte não se limita apenas ao estético. Ela tem uma função simbólica, criando "substitutos da vida" sem nunca ser descrição do real. Neste curso de Pós-Graduação, procura-se mostrar que a arte passa a ser um instrumento técnico e conceitual, que revela a interioridade do ser humano. A Arteterapia se integra como um dos mais importantes métodos de trabalho com o ser humano e em ambientes educacionais.


Objetivos

Aprofundar conhecimentos e discutir o papel da arte e da cultura nas práticas educacionais e nos currículos dos vários níveis de ensino no Brasil; Possibilitar uma reflexão sobre as questões mais importantes da criação artística; Possibilitar a valorização do diálogo, não só entre as artes, mas também das artes com outras formas de conhecimento; Capacitar o profissional graduado no conhecimento de teorias e técnicas psicológicas e artísticas visando sua aplicação nas áreas da saúde, educação e arte-educação e discutir aspectos genéricos da arte em seu processo psicoterapêutico.


Público-alvo

Profissionais com formação superior em arte-educação e outras áreas que fazem uso da arte nas suas atividades profissionais: graduados atuantes nas áreas de Psicologia, Psiquiatria, Pediatria, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Serviço Social, Educação e Arte-Educação. (Portadores de Diploma de Curso Superior).


Módulos

Módulos Créditos Horas
Didática do Ensino Superior 15 30
Metodologia da Pesquisa 15 30
Fundamentos da Educação 15 30
Psicologia e Educação 15 30
Artes Visuais e Música 15 30
Educação, Corpo e Movimento 15 30
Ensino de Artes 15 30
Jogos, Recreação e Lazer 15 30
Ludicidade e Psicomotricidade 15 30
Mídias e Linguagens 15 30
Tópicos Especiais em Educação Inclusiva 15 30
180 360


<< Voltar