Sobre o Curso
Tendo em vista as demandas do século XXI no que diz respeito ao papel do educador ou do terapeuta, mediante o cumprimento da legislação, nossa Instituição apresenta a PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM ÊNFASE EM T.E.A (Transtorno do Espectro Autista), totalmente voltada à compreensão, à capacitação teórica e prática, à intervenção pedagógica e terapêutica nos aspectos do comportamento e aprendizagem, em diversas situações frente a diferentes estímulos a partir de estratégias de ensino que consideram a multidimensionalidade do processo educacional e cognitivo do individuo, seus impasses e implicações no contexto escolar e familiar.
Objetivos
Proporcionar aos interessados além da atualização e aprofundamento de conteúdos presentes nos novos referenciais teóricos em Educação Inclusiva, especializar profissionais para atuação junto a educandos com deficiências, pessoas com transtornos globais do desenvolvimento enfatizando o Autismo de acordo com a legislação.
Público-alvo
Profissionais da Educação graduados em Pedagogia ou outras Licenciaturas, Psicopedagogos, Neuropsicopedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos e Sociólogos que buscam reflexões teóricas e práticas para intervenções cotidianas ou no contexto educacional.
Módulos
Módulos | Créditos | Horas |
Didática do Ensino Superior | 15 | 45 |
Metodologia da Pesquisa Científica | 15 | 45 |
Fundamentos da Educação | 15 | 45 |
História da Educação Especial no Brasil: Aspectos Legais, Filosóficos e Históricos- Lei 12.764 | 15 | 45 |
Psicologia da Educação e do Desenvolvimento | 15 | 45 |
A Atividade Lúdica e Estimulação Infantil e no Autismo | 15 | 45 |
Transtorno Global do Desenvolvimento/ Transtorno do Aspecto Autista | 15 | 45 |
Atendimento Educacional Especializado | 15 | 45 |
Condutas Pedagógicas inclusivas em Educação Especial: Procedimentos de Ensino e Avaliação | 15 | 45 |
A Família e o Autismo | 15 | 45 |
Autismo, linguagem, comunicação, aprendizagem e cognição | 15 | 45 |
Intervenções Terapêuticas e Comportamentais – ABA | 15 | 45 |
O Ensino Estruturado na abordagem TEACCH | 15 | 45 |
Jogos e brincadeiras como recurso facilitadores do desenvolvimento na Educação Especial | 15 | 45 |
Instrumentos e Avaliações para o diagnóstico diferencial: Currículo Funcional Natural e PEI (Plano de Ensino Individualizado | 15 | 45 |
Introdução à neurociência | 15 | 45 |
Estágio Supervisionado/ Estudo de Casos | -- | 40 |
Monografia/ TCC | -- | 40 |
240 | 650 |